Massagem nos pés
Reflexologia
A reflexologia é baseada na pressão de pontos específicos co-relacionados a diversos órgãos e partes do corpo humano. Aqueles que praticam esta técnica acreditam propiciar um equilíbrio corporal.
Por meio de reflexos nervosos, a energia é transferida aliviando dores, possíveis distúrbios do organismo e ativando o sistema imunológico, funcionando como tratamento alternativo e preventivo.
O médico canadense, Sir William Osler, um dos ícones da medicina moderna era um conhecedor e defensor da Reflexologia Podal, tanto que certa vez disse:
“Quando os nervos dos olhos e dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas”.
Para a execuçao da massagem, são utilizados óleos aromáticos que ajudam no relaxamento – o óleo de semente de uvas é um desses que propiciam esse estado.
A prática da reflexologia é aplicada por massagistas e podólogos, tendo uma técnica e mapa a serem seguidos. Veja abaixo o mapa dos pés com os pontos de cada parte do corpo:
Uma sessão de reflexologia dura cerca de 45-50 minutos. Os prícinpios da reflexologia são basicamente os mesmos do Do-in (só que este é realizado no corpo todo) e da acupuntura (só que este com a aplicação de agulhas em pontos estratégicos).
A origem da técnica
Há discussões sobre a origem da técnica. Alguns dizem ser egípcia e outros, chinesa. No Egito foi encontrado um pictograma foi produzido entre 2500 e 2330 a.C. e este encontrava-se na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara – prova histórica.
No entanto, foi fundamentada a prática da reflexologia na China com nascimento há 5000 anos. Na Índia, por sua vez, foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indicam também a prática da massagem nos pés – há 5.000 a.c.
De qualquer forma, os orientais crêem que a energia entra em nosso corpo por meio dos pés.
Sem comentários:
Enviar um comentário